Header Ads

O efeito calmante da música sobre os gatinhos

Impressionante o efeito calmante que música tem sobre nós gatos! Outro dia a prefeitura estava capinando aqui na rua e aquelas máquinas fazem um barulhão. Eu confesso que fico muito assustado. O barulho deixa tudo tão confuso, que parece até que o mundo está acabando.

Por conta disso, a gente acaba se agitando e eu e o Vega começamos a brigar. Mas, a humana até que é esperta e colocou uma playlist de jazz para toca. Nós ficamos calminhos e dormimos gostosinho. Por isso, resolvi pesquisar um pouco sobre o efeito calmante das músicas.


Benefícios de ouvir música

Em geral, a gente pode dizer que os efeitos são semelhantes a da erva dos gatos. É um relaxante. Pode ser útil quando o gato está agitado or conta de algum barulho, caso das máquinas da prefeitura que assustaram a gente ou mesmo de fogos de artificio; mas também pode servir em outros casos, como gatos ariscos ou medrosos.

Melodias especificas

De acordo com estudos das Universidades Wisconsin e Madison, ambas nos Estados Unidos, existem melodias que agradam e relaxam os gatos. No entanto, podem não ser as mesmas que agradam aos humanos, pois nós felinos temos uma audição mais desenvolvida. Por isso, tem gente se dedicando a compor especialmente para nós.

Eu não posso falar por todos os gatos, mas eu amo música. Escuto de tudo. Jazz, Blues e música clássica são gêneros certeiros para me acalmar. Mas, tem algumas artistas especificas que causam o mesmo efeito, como Tori Amos, Caroline Polachek e mesmo o Rock mais barulhento do Led Zeppelin, System of a Down e Alice In Chains funcionam para mim. Acho que o melhor é você, humano, testar vários tipos de música para descobrir o que acalma e o que agita o seu gatinho.

A humana até preparou playlists pra gente, confira:

JAZZ

 

BLUES

   

MÚSICA CLÁSSICA

   

TRILHAS SONORAS DE FILMES

   

POP SOFT 

 

AGITADAS 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.